Pedro Santana Lopes (PSL), ruma de novo à Figueira da Foz, para “surfar a onda” da presidência da respetiva Câmara.
Com um planeamento “às três tabelas”, como é seu timbre; uma preparação e treino baseado no improviso, PSL, leva para a Nazaré uma passado que os nazarenos, já viveram e (certamente) não desejam repetir. A condição de independente, nem sequer é um trunfo, é uma fraqueza. “Dos fracos, não reza a história”. O que move, PSL, depois do mar de incongruências dos últimos anos? Este homem precisa de notoriedade, pelos vistos, a qualquer preço. Será que ele sofre da “Síndrome do Pequeno Poder” ou da “Síndrome de Húbris”, mais conhecida pela “Síndrome da Presunção”?
Na realidade, no caso de PSL, tudo parece indicar que ele sofre desta última patologia, que “partilha elementos com o narcisismo e a psicopatia, corresponde a um padrão de comportamento provocado pela exposição a um cargo de poder por um período variável de um a nove anos”, como nos indica David Owen médico e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros inglês que, em conjunto com o psiquiatra Jonathan Davidson, defendeu a existência de uma doença psiquiátrica, originada pelo exercício do poder (2009)
Os dois autores desta posição afirmam que, “há vários sintomas envolvidos, sendo de destacar a perda de contacto com a realidade, predisposição para ver o mundo como um lugar para a auto-glorificação através do uso do poder, preocupação exagerada com a imagem e a apresentação, forma messiânica de falar acerca do que estão a fazer, utilização recorrente do ‘nós’ em tom majestático, identificação de si próprios (ideias e pensamentos) com o Estado, como se fossem um só, excesso de autoconfiança com desdém perante os conselhos ou críticas dos outros, assumir apenas responsabilidade para um tribunal superior (história ou Deus), ao mesmo tempo que reitera a crença de que será recompensado nesse julgamento”.
Creio que, com propriedade,
podemos dizer que PSL sofre desta patologia que se caracteriza pela “desordem
psicológica desencadeada pelo poder”, e à “perda do equilíbrio moral e mental”.
No caso de PSL, só pode ser isso!...
Nenhum comentário:
Postar um comentário